Brasília (DF) – Na última terça-feira, 14, o Exército Brasileiro apresentou o projeto da futura Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército a parlamentares de Pernambuco. A exposição foi realizada em audiência conduzida no Ministério da Defesa com presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Na oportunidade, os parlamentares puderam conhecer em detalhes os aspectos relativos à concepção, construção e desafios futuros de um dos maiores projetos do Exército Brasileiro. Durante a apresentação aos parlamentares, o Gestor do Subprograma Escola de Sargentos do Exército, General de Divisão Veterano Joarez, ressaltou o apoio dos legisladores para a escolha da Região Metropolitana do Recife como sede, enfatizando também os benefícios à formação dos sargentos, que contarão com uma das infraestruturas de ensino mais modernas do mundo, além dos legados no âmbito ambiental, econômico e social.
Também participaram da atividade o General de Exército José Eduardo, Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa; o General de Exército Richard, Comandante Militar do Nordeste; o General de Exército Guilherme, Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, além de outras autoridades civis e militares.
O projeto
Com a nova escola, o Exército centralizará a formação dos sargentos de carreira, atualmente realizada em diferentes cidades brasileiras. O projeto prevê que a nova unidade de formação será dentro da área do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), área ligada atualmente à 7a. Divisão de Exército e localizada nas abrangências dos municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Paudalho, que faz parte da Zona da Mata Norte.
Os estudos acerca de possíveis locais foram conduzidos durante quase dois anos e abrangeram todo o território nacional. Foram realizadas várias reuniões com autoridades públicas interessadas para a melhor análise e o pleno entendimento das contrapartidas oferecidas ao Exército pelas cidades candidatas. Como resultado, três guarnições foram selecionadas para a segunda fase do trabalho, na qual o estudo foi ainda mais minucioso: Recife (PE), Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS). Ao fim do processo, Recife foi a escolhida.
Foram visualizados inúmeros benefícios para a futura sede da nova Escola. Podem ser destacados, dentre outros, o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos e o incremento na atividade econômica local, decorrentes da presença dos alunos, instrutores e familiares. Cabe ressaltar, ainda, que a cidade escolhida passará a ser a referência nacional e internacional como o berço da formação de todo o efetivo profissional de sargentos do Exército Brasileiro. A pedra fundamental da escola foi lançada no dia 23 de março de 2022.
O QUE VÃO FAZER COM AQUELAS INSTALAÇÕES DA ESA? VENDER TUDO? DOAR?
ResponderExcluir