Bom dia diletos leitores e amigos. Hoje vamos conversar sobre comentários postados por anônimos acerca de matérias publicadas no Blog.
Antes, saliento que a filosofia adotada há anos por este Blog do Paulão da Folha do Sul, e do jornal, é incentivar o debate comunitário, e vem cumprindo com sua missão.
Voltando ao tema, os comentários de leitores e amigos em sua grande maioria surgem dentro de um nível altamente satisfatório, outros, embora cáusticos, se encontram dentro das normas aceitáveis.
Aqui, vamos abrir parênteses: quando o alvo de críticas é pessoa pública, como prefeito, vereador, servidor, etc... no caso, as críticas mais ácidas são suportáveis; amparado e dentro do espírito do bem comunitário, inerente à coletividade. Porém, não se pode invadir a vida pessoal, ou seja, causando qualquer lesão a honra alheia (aqui; seja servidor público ou pessoa do povo).
Desejo informar que a internet não esconde ninguém, e que o anonimato na verdade não existe. Explico: um pedido se feito em juízo por alguém que se sentiu ofendido em sua honra por determinado comentário anônimo, e o Juiz constatar que houve sim a ofensa (calúnia, injuria e difamação - art 139 do Código Penal) ele pode determinar busca em provedores até localizar o ofensor; e consegue, é fato!
Assim, vamos ser mais cuidadoso nos comentários. Lembro que no cabeçalho do Blog há anos está inserido igual alerta.
Abraços e todos, e volto a ressaltar: os comentários em sua esmagadora totalidade estão dentro de um parâmetro de aceitável para ótimo, e poucos deles, mesmo qualificados em seu teor, não são postados porque ultrapassaram essa tênue linha, acontecendo, basta retirar os excessos e reenviar.
Abraços a todos,
Paulão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.