A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, através do CRAS de Varginha, tem desenvolvido um trabalho diferenciado com adolescentes por meio de parceria com a AFE - Associação Fraternidade e Equilíbrio, de Três Corações. Através da AFE, adolescentes recebem capacitação e, posteriormente, são incluídos no mercado de trabalho. O trabalho é norteado pela Lei 10.097/2000, que dispõe sobre o contrato de aprendizagem.
Em um primeiro momento, cinco adolescentes foram contratados pela Caixa Econômica Federal. Posteriormente, mais cinco foram selecionados para trabalhar no Banco do Brasil. Os contratos incluem registro em Carteira Profissional, salário e benefícios.
O diferencial é exatamente o modo como é realizada a seleção dos adolescentes. Ao dialogar com o CRAS, a AFE prioriza o atendimento de famílias que se encontram em vulnerabilidade social, oferecendo oportunidade para o aprendizado e para a inclusão social.
Assim, a capacitação para o trabalho e o acesso ao mesmo se torna um meio de transformação social, superação das vulnerabilidades e prevenção de riscos diversos. Esse Programa estimula os adolescentes a obterem um melhor aproveitamento escolar e a construírem um projeto de vida e de futuro.
A seleção dos adolescentes é realizada pelo CRAS de referência das famílias, a partir de estudo social da equipe técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.