Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

CURSO DE ENFERMAGEM DA UNINCOR PERCORRE ESFs COM AÇÕES SOBRE SETEMBRO AMARELO










Alunos do 9° e 10° período do curso de Enfermagem da UninCor Três Corações, orientados pelo Prof. João Paulo Soares Fonseca, percorreram unidades de Estratégias de Saúde da Família realizando ações sobre o Setembro Amarelo, campanha que tem como objetivo a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. Participaram das ações os alunos Lucas, Caroline Oliveira de Almeida, Samantha Mosti Gomes, Maria Eduarda e Tanismara Correa.

No dia 27 de setembro, as ações foram na ESF São José, na qual a enfermeira responsável é Ludmila Pereira Alves, e no dia seguinte na ESF Cinturão Verde, com a enfermeira Maria Aparecida de Brito Silva.

A aluna Caroline Oliveira de Almeida comentou a importância da ação. "O tema é socialmente relevante. O mundo hoje tem uma carência de atenção com relação a sua saúde mental e ter a oportunidade, em meio a nosso período de formação, de falar sobre a prevenção do suicídio para a comunidade nos aproxima dessa população de modo a nos permitir fazer a diferença na vida dessas pessoas e mostrar que existem caminhos para solucionar os problemas da vida".

Foram desenvolvidas atividades de orientação e uma dinâmica em grupo.

O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Acontece no Brasil desde 2015 e o mês escolhido se deve ao fato do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio ser o dia 10 de setembro.

Para aqueles que estiverem necessitando de auxílio psicológico, ou de alguém para conversar, ligando 188 um voluntário irá atender e oferecer apoio emocional, por meio do Centro de Valorização da Vida.

A UninCor também promove atendimento psicológico na Clínica do curso de Psicologia, veja mais detalhes aqui.

Pensando também no período pandêmico, a coordenadora do curso de Psicologia da UninCor, Fabíola Procópio Sarrapio dá algumas dicas de como manter a saúde mental nesse momento extremo que vivemos. Confira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.