Translate

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

ANTICRISTO OU ANTES DE CRISTO? artigo de Marcelo Simoni Pereira


Anticristo ou antes de Cristo?

*Marcelo Simoni Pereira

Gostaria de fazer uma pequena análise, mesmo que extemporânea, do ataque do presidente Trump, que matou o líder militar do Iram, Qassem Soleimani, à luz de alguns princípios do cristianismo.

Não tenho conhecimentos religiosos profundos, pelo contrário, sou leigo e desconheço a esfera da metafísica, mas trarei a minha humilde visão para fazer alguns apontamentos.

Quando falamos em Jesus, três princípios me ocorrem: “amarás ao teu próximo como a ti mesmo”, “perdoai não sete vezes, mas setenta vezes sete” e “ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra”.

Quando o chefe do mais influente país do mundo agiu matando um suposto “inimigo”, a mensagem que se passa é de que “sou cristão, mas até certo ponto”.

Neste caso, não seria mais alinhado aos princípios cristãos perdoar este “inimigo”? Buscar a reconciliação? Se necessário oferecer a outra face?

Sei que há pessoas que irão rir desta posição, alegando que “estou misturando as coisas”, “que relação exterior é algo mais complexo”, “que religião não se mistura à política”, ou até os que encontrarão na própria bíblia argumentos que justificariam o ato do Trump.

Não me delongarei, não acredito que esta pequena análise possa alterar posições religiosas ou posições políticas.

Mas finalizo reafirmando que assassinar um inimigo é contra os três princípios cristãos acima citados, é anticristo, ou porque não dizer que, lembrando-se de Hamurabi (“olho por olho, dente por dente”), estamos revivendo eras antes de Cristo?

*Marcelo Simoni Pereira é Mestre em Letras. msimonipereira@yahoo.com.br
O autor é também colaborador do jornal Folha do Sul MG e deste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.