Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Varginha: Crimes na Caixa Econômica: agentes da Polícia Federal realizam apreensões em Uberaba

A segunda fase da Operação Saruman, que investiga um gerente da Caixa Econômica Federal de Varginha, região Sul de Minas Gerais, em esquema de extorsão, cumpriu dois mandados de busca e apreensão ontem em Uberaba. Inicialmente deflagrada em novembro, a operação está sendo coordenada pela superintendência da PF em Belo Horizonte.
Marcelo Xavier, delegado-chefe da PF em Uberaba, revelou à reportagem do Jornal da Manhã que as buscas foram realizadas em duas residências e foram apreendidos documentos e um veículo. “Foi apreendida uma documentação, que não é de grande volume, em residências. Não são empresas. São pessoas que têm contato com o investigado principal, que não é desta região”, pontua.
Segundo Xavier, oito agentes da PF participaram da operação que foi realizada na manhã de ontem (16). Questionado sobre a proximidade dos uberabenses com o investigado principal, o delegado afirmou não saber a relação que os colocaram na mira da operação reforçando que toda a investigação é coordenada na capital do estado.
Segundo a PF, o investigado principal também foi preso ontem, acusado de integrar um esquema de extorsão. Além dele, um empresário também foi detido e outro estava com mandado de prisão preventiva em aberto. Os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa. Se condenados, poderão cumprir 38 anos de reclusão, além de pagar multa.
O gerente era responsável pela elaboração de editais de licitação, contratação e fiscalização dos serviços de empresas de segurança privada que atuavam nas agências da instituição em Minas, de acordo com a PF. Nessa função, ele extorquia dinheiro e exigia vantagens dos empresários, sob a ameaça de não liberar os pagamentos pelos serviços. Somente uma única empresa teria pago cerca de R$ 1 milhão como propina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.