Translate

quarta-feira, 6 de junho de 2018

MG: Sindicato de Três Corações repudia inverdades da Prefeitura no retorno da carga horária das oito horas

O Decreto da Prefeitura de Três Corações (MG) retornando a carga horária de oito horas para os servidores públicos municipais, já a partir desta segunda-feira (4 de junho), vem causando revolta entre o funcionalismo e indignação no Sindicato dos Servidores. A entidade sindical denuncia que faltou transparência por parte da Prefeitura, que agora quer transferir responsabilidades pelo ato administrativo. “Não é verdade que o cumprimento da carga horária de oito horas foi uma demanda do Sindicato, como vem dizendo a Prefeitura. Nunca solicitamos essa extensão. Temos cópia de todos os ofícios requisitórios protocolados na Prefeitura, e em nenhum deles existe pedido de volta da carga horária. Protocolamos outros pedidos (de vale refeição/ticket alimentação e vale transporte como exemplos) e a Administração concedeu apenas a reposição inflacionária, 2,95%, voltou com a carga horária de 8 horas e agora quer jogar essa responsabilidade para o Ministério Público e o Sindicato”, afirmou a presidente do Sindserp-TC), Lúcia Maria Felipe (foto).

A sindicalista continua: “Durante as negociações um dos argumentos do prefeito foi que, para compensar a falta de reajuste salarial devido ‘à crise nacional’, os servidores estariam trabalhando seis horas diárias e ele alegou que não teria condições de dar reajuste pois, segundo a Prefeitura, a ‘folha estava no limite’. Então foi sugerido pelo Sindicato que se reduzisse o número de contratados comissionados. A Prefeitura alegou que ‘o número de comissionados não era tanto assim’ e que se houvesse a redução pedida, ‘a carga horária teria que voltar a ser de oito horas para os servidores efetivos’. A direção do Sindicato então solicitou que a economia feita com as demissões de comissionados fosse revertida para os servidores efetivos e inativos, com o argumento de que eram os direitos dos trabalhadores, que passam por um reajuste decente, que estavam em jogo”, explicou Lucia Felipe.

A direção do Sindserp-TC soltou uma Nota de Esclarecimento aos servidores e à população. No documento, informa ainda que, “uma vez não atendidos pela Administração os direitos da categoria, as nossas demandas se tornaram ações judiciais: recomposição salarial dos anos anteriores, ticket-alimentação e progressão salarial/triênio. Todas as ações em andamento na Comarca de Três Corações”.

O Sindserp-TC e os servidores de Três Corações têm o apoio da Feserp-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).

Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais - Feserp/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.