O Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família, começa a ser pago na quarta-feira (17)
O governo federal ainda não divulgou um canal oficial para consultar
quem vai receber o Auxílio Brasil. Entretanto, quem está cadastrado no
Bolsa Família pode confirmar se vai ter direito ao novo benefício por
meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, que é o banco
responsável pelo pagamento.
A
consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, nos terminais de
autoatendimento, nas lotéricas, nas agências e em correspondentes Caixa
Aqui. As famílias também podem verificar a situação pelo Atendimento
Caixa ao Cidadão, pelo telefone 111.
Para
verificar se vai receber e qual será o valor, o beneficiário deve ter
em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). No
caso do Caixa Tem, se a pessoa já tem cadastro, basta acessar o
aplicativo com o número do CPF e senha. Caso contrário, é necessário se
cadastrar.
O Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa
Família, começa a ser pago na quarta-feira (17). Portanto, a expectativa
é que o governo federal libere a consulta, por meio do antigo
aplicativo do Bolsa Família ou pelo telefone 121, do Ministério da
Cidadania, ao programa nesta semana.
Segundo a Caixa, um
aplicativo próprio do novo benefício também deve começar a funcionar nos
próximos dias. O cidadão precisa ficar atento e aguardar a divulgação
oficial, uma vez que as lojas do Android e do iOS estão com aplicativos
chamados 'Auxílio Brasil', mas que não são oficiais.
Novas inclusões
As
famílias que atendem aos requisitos para receber o Auxílio Brasil devem
estar cadastradas no CadÚnico para tentar receber a grana. A partir
disso, o Ministério da Cidadania vai selecionar novos beneficiários para
o programa mensalmente.
Se o cidadão atende aos requisitos, deve
manter os dados do CadÚnico atualizados para poder receber as parcelas.
Da mesma maneira, a pasta avalia todos os meses quais beneficiários
deixaram de atender os critérios e não vão mais ter direito ao
pagamento.
Apesar
de ser pré-requisito para o novo programa social, a inscrição no
CadÚnico não representa garantia de que vai receber o benefício, indica
apenas que a família está incluída em uma lista de espera. Após o fim do
auxílio emergencial neste mês, pelo menos 22 milhões de pessoas estão
sem benefício algum.
O que se sabe até agora
O
novo auxílio prevê o pagamento de seis benefícios. Além da renda básica
(de R$ 65 ou R$ 130 por pessoa, dependendo da composição familiar), é
possível que cada família receba benefícios complementares, que variam
entre R$ 100 e R$ 200.
Quem já recebe o Bolsa Família está
incluído automaticamente no Auxílio Brasil e começa a receber na quarta,
seguindo o mesmo calendário do programa antigo. Isso significa que
primeiro recebem os beneficiários com NIS final 1, na quinta-feira (18),
recebem aqueles com NIS final 2, e assim sucessivamente.
Ainda
que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) tenha prometido um
benefício de pelo menos R$ 400, segundo o Ministério da Cidadania, o
valor médio passará para R$ 217,18 no Auxílio Brasil. No Bolsa Família,
esse valor era de R$ 184,30, ou seja, reajuste médio de 17%.
*
Veja se vai receber o Auxílio Brasil
Quem
está cadastrado no Bolsa Família pode confirmar se vai ter direito ao
Auxílio Brasil por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica
Federal
O pagamento do novo benefício começa na quarta-feira (17)
para quem recebe o Bolsa Família e tem NIS (Número de Identificação
Social) final 1Como consultar
A consulta pode ser feita pelo
aplicativo Caixa Tem, nos terminais de autoatendimento, nas lotéricas,
nas agências, em correspondentes Caixa Aqui e pelo Atendimento Caixa ao
Cidadão, pelo telefone 111
Para verificar a situação, é preciso
ter em mãos o número do CPF ou do NIS. No caso do atendimento
presencial, é necessário apresentar documento de identificação
Veja o passo a passo
Pelo aplicativo Caixa Tem:
Acesse o aplicativo com o número do CPF e senha. Na tela inicial, selecione a opção 'Bolsa Família' O atendimento automático vai localizar o benefício por meio do CPF ou NIS informados no cadastro. Pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 111: Escolha a opção 1 para o Auxílio Brasil. Será preciso informar um número de CPF ou o NIS; escolha a opção 1 para digitar o CPF ou a opção 2 para o NIS. A gravação irá dizer se o cidadão vai receber o benefício ou não
Apesar de ser pré-requisito para o novo programa social, a inscrição
no CadÚnico não representa garantia de que vai receber o benefício,
indica apenas que a família está incluída em uma lista de espera. Após o
fim do auxílio emergencial neste mês, pelo menos 22 milhões de pessoas
estão sem benefício algum.