Com a chegada de 2024, inicia-se oficialmente a contagem regressiva para as eleições municipais em todo o país. No pleito, serão escolhidos prefeitos e vereadores. Ainda que faltem 279 dias para as votações em primeiro turno, algumas etapas importantes devem ser cumpridas nos meses que antecedem o pleito, tanto por partidos e possíveis candidatos quanto por eleitores, que precisam estar atentos ao cumprimento de obrigações eleitorais. Nesse contexto, é fundamental verificar, por exemplo, se seu título de eleitor está em dia. Do contrário, os cidadãos têm até 8 de maio para regularizar a situação do documento.
Confira as principais datas que marcam o ano eleitoral em 2024:
8 de maio: data limite para emitir o título de eleitor, realizar transferência de domicílio eleitoral e alterar o local de votação
20 de julho a 5 de agosto: candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias
15 de agosto: data-limite para as agremiações registrarem os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral
16 de agosto: início da propaganda eleitoral
30 de agosto a 3 de outubro: período para a realização de propaganda gratuita no rádio e na TV
6 de outubro: 1° turno das eleições municipais
27 de outubro: 2° turno onde for necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores
Cidadãos com idade entre 18 e 69 anos são obrigados a votar, sob pena de sofrer uma série de restrições e impedimentos legais. Para se ter uma ideia, manter o título regularizado é pré-requisito para obter passaporte ou carteira de identidade; receber remuneração de função ou emprego público; participar de concorrência pública e se inscrever em concurso para cargo público, por exemplo.
Atualmente, já é possível solicitar a emissão do primeiro título ou verificar a situação do certificado de alistamento eleitoral por meio de uma plataforma eletrônica disponibilizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No canal de autoatendimento, o eleitor pode ainda alterar dados cadastrais e o local de votação, regularizar o documento cancelado e até mesmo emitir a 2ª via do título sem precisar ir até um posto de atendimento.
Primeiro título
Os jovens de 16 e 17 anos que desejam exercer o direito ao voto também já podem solicitar o alistamento eleitoral e o título. Nessa faixa etária, o voto é facultativo. Adolescentes de 15 anos que forem completar 16 anos até 6 de outubro de 2024 também podem requisitar o documento à Justiça Eleitoral.
(OTempo)
SABE SE VAI TER ELEIÇÃO EM TC EM 2024? #VEMNADICO
ResponderExcluirGordo/Tomezinho
ExcluirNadico/Lacerda
Dr Ernisio/Vinicius
Dimas Abraão/Jorge Machado
Cosme/Prado
Paulão você viu o desespero do Evandro quando soube que a Márcia Reis filiou ao PL? Na hora do desespero ele escreveu uma coisa que chamou a atenção de todos "sou presidente do PL e trabalhei duro e árduo pra isso.." depois falou do Bruno Engler. Então fica a pergunta o trabalho duro foi pedir pux para financiar os atos anti democrático? Ele é louco de bater de frente com a Márcia? Não quero nem ver o que pode acontecer se essa mulher resolver se vingar dele
ResponderExcluirVOTAR PRA QUÊ? ISSO TUDO É UMA PALHAÇADA. TEM UM LADRÃO DESCONDENADO GOVERNANDO O PAÍS E OS CORRUPTOS COMANDANDO TUDO. PQP!
ResponderExcluircomeçou a dar ruim pro povo do jardim america assista a este vídeo no Facebook
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/share/v/UDjXm388ZgHnfXmb/?mibextid=9R9pXO
Gordo e Tomezinho juntos vão ter mais votos que os 21 mil da eleição passada
ResponderExcluirLacerda tá falando por aí que o prefeito dizia que antes era dele a culpa do atraso do salário dos servidores. Ele aprovou o projeto pra liberar a grana, e agora a culpa é de quem???????
ResponderExcluirNós efetivos estamos revoltados, parece que a época do Dr voltou. Depois de tirar nossa produtividade, horas extras e agora ainda não paga. Realmente o homem não é o mesmo de 20 anos atrás.
Calma nadiquete. Calma
Excluirmelhor verador Juvenil mexe na ferida do velho do rio e com a Marcia deixou pra policia federal tudo inclusive covid hospital e os onibus
ResponderExcluirNão ofende a Márcia Reis juntando ela ao Juvenil não, a mulher é muito séria. O vereador é infantil
ExcluirMarcia Reis futura prefeita avisa pra turma do ladrão correr que a policia vem ai
ResponderExcluirNem pra vereadora conseguiu ganhar
Excluirrsrsrs
Porque o clamor da cidade é ela prefeita.
ExcluirESSA AÍ TÁ IGUAL AQUELA TIAZINHA DO PT....SÓ FUMAÇA,NÃO GANHA ELEIÇÃO NENHUMA!!!!! É ATIVISTA NÃO SEI DO QUE. KKKKK
ExcluirVai ter que engolir ela.
ExcluirSecretário Municipal ...9.457,13.... Secretário Adjunto.... 8.183,34.... Efetivo se ganha menos de 2.000,00 (descontando o leão e previdência) ganha um cala boca de um tal ticket de 500. E o restante dos funcionários não tem necessidade??? Alooooo sindicato onde vc esta??? Em que mundo???
ResponderExcluirhttps://trescoracoes-mg.portaltp.com.br/consultas/pessoal/servidores.aspx
Já abriu a licitação do PL pra compra de clozapina?
ResponderExcluirMas abriremos licitação pra comprar óleo de peroba e passar na sua cara.
Excluirpaulão ajuda nós aí.........o prefeito pagou a trectur e não paga nós. tem caroço nesse angu paulão. ronier ja foi preso o prefeito andando com bolso cheio distribuindo dinheiro vivo na festa do almoxerifado o video tá na mão do dj weslei lacerda e do juvenil policia sabe de tudo
ResponderExcluirVc pedir para DJ e Juvenil ir a polícia é o mesmo que pedir para a raposa vigiar o Galinheiro, tenho provas e na hora certa vou entregar eles pedindo e recebendo propina de empresários e de um tal vice , aguarde.
ExcluirNOSSO QUERIDO CIENTISTA PARTIU . PARECE QUE AGORA A IMPRENSA TRICORDIANA ACABOU DE VEZ. O DEBATE POLITICO EM NOSSA CIDADE AGORA SE RESUME A ESSES BLOGS DE FOFOCAS...... POBRE TRES CORAÇÕES!
ResponderExcluirO TAL DO ALAN SUMIU, ALGUÉM TEM NOTÍCIAS DELE OU DO MÁRIO?
ResponderExcluirCalma rachadinha azul. Calma
ExcluirFICA NA PAZ IRMÃO. SABE DE NADA QUE ESPERA PARA O GRANDE MENTIROSO, ESSE JUDAS E SUA TURMA. CALMA QUE ESTÁ CHEGANDO PRESENTE PARA VOCÊS!
ResponderExcluirEu sei que você mentiu no depoimento. O Judas é você! Não esqueça disso, perjúrio é crime.
ExcluirRúbia, neném, rachadinha.
ResponderExcluirRei da cesta básica!
ResponderExcluir