Translate

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

CPMI aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro e mais 60 pessoas

 


Governistas confirmaram maioria no colegiado; pedidos de indiciamento serão enviados ao Ministério Público Federal

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro aprovou, nesta quarta-feira (18), o relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) que pede o indiciamento de 61 pessoas. Entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu entorno.
Após mais de seis horas de discussão , o documento de mais de 1300 páginas foi aprovado por 20 votos a 11. A aprovação com folga já era esperada, já que os governistas são maioria entre os 32 integrantes com poder de voto na CPMI.
Bolsonaro é o primeiro citado no capítulo que lista os alvos de pedidos de indiciamento. O ex-presidente é apontado pelos crimes de associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado com condutas dlosas, ou seja, praticados com intenção.
A relatora declarou que as investigações realizadas por meio de depoimentos e documentos compartilhados apontaram o nome de Bolsonaro em evidência. “O 8 de janeiro é obra do bolsonarismo”, escreveu Eliziane, acrescentando que houve um ataque à democracia.
“Massas foram manipuladas com discurso de ódio; milicianos digitais foram empregados para disseminar o medo, desqualificar adversários e promover ataques ao sistema eleitoral; forças de segurança foram cooptadas; tentou-se corromper, obstruir e anular as eleições; um golpe de Estado foi ensaiado; e, por fim, foram estimulados atos e movimentos desesperados de tomada do poder”, escreveu.
(Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.