Translate

sábado, 27 de maio de 2023

MPMG participa do lançamento da pedra fundamental das obras do presídio de Lavras, fruto de termo de compromisso da instituição com o Governo de Minas e a Vale




Foi lançada na sexta-feira, 26 de maio, a pedra fundamental que marca o início das obras de uma unidade prisional com capacidade para 628 detentos, em Lavras, no Sul de Minas. A obra é fruto de Termo de Compromisso firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com o Governo de Minas e a mineradora Vale para a construção de dois novos presídios no estado. Outra unidade será construída em Poços de Caldas.
Os novos presídios irão garantir, que forma preventiva, a segurança de servidores, visitantes e presos de sete unidades prisionais próximas a barragens. Algumas dessas unidades, inclusive, como Itabirito, Rio Piracicaba, Sabará e Itabira, já foram desativadas. As demais – em Congonhas, Barão de Cocais e Nova Lima – possuem planos de emergência, elaborados pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
De acordo com o Governo de Minas, as obras, que serão executadas pela Vale, começam nesta semana. A unidade será referência em tecnologia, automação e ressocialização. O novo presídio trará reforços para a segurança da cidade, com o aumento do número de policiais penais presentes no município. Também resultará na desativação da atual unidade, localizada em área urbana – o que é uma antiga demanda da população local.
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, foi representado pela promotora de Justiça Paloma Coutinho Carballido Storino, coordenadora do Núcleo de Execução Penal do MPMG. Segundo a promotora de Justiça, “a construção dessa unidade é muito importante para que a gente consiga dar o cumprimento efetivo da pena, de forma humanizada. Para o Ministério Público, é muito importante a ressocialização dos indivíduos que cometeram crimes e, também de forma coletiva, o cumprimento justo da pena". O promotor de Justiça Wesley Leite Vaz, que atua na Execução Penal em Lavras, também esteve presente na cerimônia, onde foi homenageado pelos esforços empreendidos para a execução do projeto.
O projeto do presídio foi desenvolvido pela Vale em parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Sejusp. Após a conclusão das obras, a administração da unidade será de responsabilidade do Governo do Estado e seguirá todas as normas e procedimentos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais.

Com informações da Agência Minas  Fotos: Tiago Ciccarini / Sejusp

6 comentários:

  1. Nadico vai ser prefeito na (...)

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe se o putita da foi ouvido (...)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ai agora é o empresário que banca o Robson do tricordiano. Tem que investigar de onde vem esse dinheiro ai

      Excluir
    2. PUTITA FUTURO VEREADOR 2024
      COM TOTAL APOIO DA COTIA

      Excluir
    3. Rachadinha Vilelao

      Excluir
    4. Sitio dos prazeres

      Excluir

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.