A segunda edição do Projeto Farmácia Verde abordou os benefícios e propriedades do Cymbopogon citratus, popularmente conhecido como erva cidreira ou capim santo. O encontro, realizado na última terça-feira, 25/10, envolveu a comunidade usuária do CRAS II, no Parque Jussara. O projeto é uma iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Três Corações, em parceria com o curso de Farmácia da Unincor.
A palestra ministrada pela acadêmica de farmácia, Lorrayne Eduarda Dias Cardozo, foram tratadas as diversas propriedades medicinais da erva cidreira, seus efeitos no organismo e a melhor forma de ser utilizada para consumo. Entre os benefícios do chá da planta estão o fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, podendo prevenir casos de osteoporose e fraqueza óssea e combatendo quadros de gripe e resfriados.
O Projeto Farmácia Verde tem como objetivo cultivar, administrar e disponibilizar à comunidade plantas com propriedades medicinais, orientando quanto à sua utilização e benefícios para a saúde.
Após as orientações, os educadores ambientais Simone Catarina Archanjo e José Carlos Ribeiro entregaram ao público uma porção de erva cidreira, devidamente embalada para consumo. As plantas utilizadas no projeto são cultivadas na horta organizada no próprio CRAS II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.