Felizmente, em nossa sessão de ontem na Câmara, por unanimidade dos vereadores, derrubamos mais um VETO do Prefeito a um de meus projetos de lei.
Trata-se do projeto que institui o programa SAÚDE NAS CRECHES, de caráter itinerante e permanente junto às creches municipais, que deverá implementar ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, por meio de equipe multidisciplinar, a todos ali assistidos.
Muitas crianças, por falta de conhecimento ou tempo dos pais, só vão à consulta médica em decorrência de sintomas de doenças, passando muitas vezes alheias ao que se tem de mais importante nesta faixa da vida, que é a prevenção primária da saúde através de vacinações e orientações para hábitos de vida saudáveis. Pesquisas apontam uma tendência de substituição da consulta com o pediatra no consultório pelo atendimento hospitalar. Essa troca pode trazer riscos para a criança, pois as pesquisas também mostram que crianças que não vão ao pediatra regularmente até os três anos de idade correm duas vezes mais riscos de serem hospitalizadas, com as consequências decorrentes deste tipo de atendimento. As chances podem duplicar em caso de doenças crônicas, como asma, dor abdominal recorrente, entre outras. Isso acontece porque, por mais que a consulta hospitalar seja realizada adequadamente, seu objetivo é imediato e não há como o profissional conhecer a fundo o histórico da criança. Na consulta periódica, sobretudo, com o PEDIATRA, as famílias têm muito mais oportunidades de fazer intervenções preventivas e de detectar problemas precocemente.
É no sentido de proporcionar às crianças e suas famílias estes atendimentos primordiais, e de cumprir o dever constitucional de facilitar o acesso à educação e à saúde, bem como na certeza da necessidade de interdisciplinaridade, que este projeto foi planejado, discutido e aprovado em nossa principal Casa de Leis.
Continuamos na luta, mobilizados pelo INTERESSE PÚBLICO acima de tudo!
Papel aceita tudo.
ResponderExcluir