A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou na tarde desta quinta-feira que o Sul de Minas já tem 21 casos confirmados da nova variante ômicron do coronavírus. As informações foram repassadas pelo secretário de estado da Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista exclusiva à TV Globo na tarde desta quinta-feira (23).
De todos os 21 casos, 19 deles foram confirmados em Extrema (MG). No entanto, há um caso confirmado em Três Pontas (MG) e outro em Maria da Fé (MG).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, todos os pacientes estão bem e estão sendo monitorados. Todos os casos são leves, não havendo necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar.
Cidades com casos confirmados no Sul de Minas:
- 1 caso em Maria da Fé;
- 1 caso em Três Pontas;
- 19 casos em Extrema.
Segundo apurado pela equipe da TV Globo Minas e o G1 MG, uma festa de confraternização de uma empresa em São Paulo teria contribuído para o alto número de casos em Extrema.
Em todo o estado, são 32 casos confirmados, sendo 21 no Sul de Minas e outros 11 em Belo Horizonte. Desses 11, oito foram confirmados nesta quinta-feira em BH.
O que é a ômicron
Ômicron é a variante do coronavírus que apresenta mais mutações, por isso colocou o mundo em alerta.
Ela possui cerca de 50 mutações em comparação com o vírus original, das quais 26 são exclusivas dele.
Desde que foi detectada em 24 de novembro na África do Sul, os cientistas começaram uma corrida contra o tempo para descobrir se a ômicron (originalmente conhecida como B.1.1.529) é mais contagiosa, mais letal ou capaz de "driblar" o efeito das vacinas.
Algumas evidências preliminares sugerem que a ômicron pode facilitar a reinfecção. Até o momento, não se sabe se a ômicron apresenta resistência à vacinação ou se é mais transmissível comparada às outras variantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.