Translate

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Alunos de Ciência da Computação da UninCor desenvolvem brinquedoteca virtual


 


O curso de Ciência da Computação da UninCor, em parceria com o curso de Pedagogia EaD do Instituto Federal de Muzambinho, desenvolve o projeto Brinquedoteca Virtual, conectado com os novos tempos. A parceria surgiu de uma demanda da professora Dra. Cristiane Fortes Gris Baldan, do curso do Instituto Federal e a participação dos alunos da UninCor iniciou-se no segundo semestre de 2020.

A professora do IF procurou a UninCor com a proposta de desenvolver o projeto que tem a função de simular os recursos de uma brinquedoteca física de forma virtual e on-line. Participam da execução do projeto os alunos do curso de Ciência da Computação da UninCor, como estágio e como atividades de extensão, orientados pelos professores Alexandre Pereira Norberto e Priscila Ligabó Murarolli.

A criação do produto foi de total responsabilidade dos alunos da UninCor, com orientações pontuais dos professores. O projeto é desenvolvido por grupos de estudos coordenados pelo professor Alexandre e pela professora Priscila. A participação nesses grupos é algo que enriquece a vivência acadêmica dos alunos: “Nos grupos de estudos, não tem exatamente aquela relação típica de professor e alunos. Na verdade é todo mundo junto, estudando e tirando dúvidas uns com os outros”, diz Alexandre.

Os alunos desenvolveram o projeto passando por todas as etapas de desenvolvimento de um software, que englobam o levantamento de requisitos, a modelagem, desenvolvimento e os testes.

Toda proposta de requisitos da brinquedoteca foi apresentada pela professora Cristiane e todo o conteúdo disponível no site é desenvolvido pela equipe da professora. Ela já tinha o projeto em mente, e a pandemia intensificou a necessidade do trabalho. “A maioria das brinquedotecas são físicas. E aí a proposta da Profª Drª Cristiane foi exatamente levar o contexto da brinquedoteca física para uma brinquedoteca virtual, diferente das brinquedotecas que já existem. Os alunos da Ciência da Computação tiveram o cuidado de verificar junto ao pessoal do IF, por exemplo, a questão de cores. Porque é preciso ter um cuidado, cada cantinho tem uma cor específica. Eles tiveram todo esse cuidado, seguindo os padrões que são determinados para as brinquedotecas físicas”, comenta Priscila. Ela, que também é aluna do curso de Pedagogia EaD do Instituto Federal de Muzambinho, diz que a proposta “idealizada pela Profª Drª Cristiane foi formidável, afinal trará a brinquedoteca física para o ambiente virtual para que pais, professores e estudantes de Pedagogia possam ter acesso a essas informações”.

A brinquedoteca está na etapa de finalização e deve ser lançada até o mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.