Translate

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Moradores de Três Corações questionam valor da tarifa da taxa de esgoto. LEIAM O FINAL DA MATÉRIA PARA ENTENDER COMO A COPASA TRABALHA

 


Serviço começou a ser cobrado há dois meses. A estação de tratamento do município foi inaugurada em dezembro do ano passado.

 

Moradores de Três Corações (MG) questionam os valores da tarifa da taxa de esgoto no município. A cobrança pelo serviço começou há dois meses, após a Copasa inaugurar a nova estação de tratamento de esgoto, em dezembro do ano passado.

Segundo a companhia, o valor da tarifa é de 100% sobre o valor de consumo de água, ou seja, o valor pago pela água é dobrado. A empresa informou que os moradores foram avisados sobre as novas tarifas, entretanto eles estão contestando o serviço e o valor da tarifa. Segundo os moradores, o valor da tarifa é abusivo, principalmente num momento de pandemia.

“Nesta pandemia tem muita gente desempregada, dando duro para colocar o que comer em casa. Imagina pagar um absurdo de conta de água. Tem gente recebendo o conta de R$ 500 reais. Este mês minha conta veio em R$184,79”, afirmou a dona de casa, Thamires Kênia Fernandes.

O Prefeito Gordo Dentista publicou um vídeo nas redes sociais. No vídeo, ele afirma que mandou um projeto para a câmara de vereadores pedindo a diminuição da tarifa e que aguarda a decisão da agência reguladora do Estado.

“Mandei um projeto de lei para câmara abaixando a taxa de esgoto em 31%. O projeto foi aprovado por unanimidade. Já encaminhei o projeto para a Agência Reguladora de Água e estamos aguardando a decisão dela”.

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae) informou que está na terceira fase de uma consulta pública que visa diminuir os valores da tarifa para 74%. Em nota enviada para a EPTV, filiada Globo no Sul de Minas, a Copasa explicou que os valores são baseados de acordo com a Arsae e reafirmou que orientou a população sobre os novos valores.

 

Nota deste Blog

Em sua edição 407 de 15/08/2002 (portanto no primeiro mandato do Gordo Dentista) o este jornal Folha do Sul noticiava: "Preparem seus bolsos: Gordo quer entregar a cidade para a Copasa" com o subtítulo - Gordo Dentista vai entregar o tratamento de esgoto para a Copasa. Leia página 2-

 

Já no ano de 2005 sua edição 539 tinha a manchete: "Cresce a revolta contra Copasa" com o subtítulo - Gordo volta da licença e traz com ele brutal aumento nas contas da Copasa, Povo se recusa a pagar -

 

O bolso do tricordiano continua sendo assaltado desde então motivado por contratos leoninos, renovados periodicamente graças ao contrato mãe (2002), beneficiando o caixa do governo e toda uma casta de privilegiados, notadamente os indicados políticos. Aí está o destino de um grande naco de nosso suado dinheiro!

 

(obs: postagem próxima publicarei a capa das edições do jornal Folha do Sul MG acima citadas).

2 comentários:

  1. FAZ ANOS QUE A COPASA COBRA ESSA TAXA DE ESGOTO SEM TRATAR MERDA NENHUMA.AGORA QUE CONSTRUIU UMA ESTAÇÃO PASSOU A COBRAR 100 PORCENTO DO VALOR DA AGUA CONSUMIDA,UM ABSURDO! MAS O POVO MERECE,SEMPRE ESQUECE O QUE SEUS GOVERNANTES FIZERAM PARA PREJUDICA-LOS.JÁ TEM GENTE PRONTO PRA VOTAR NO LULA NOVAMENTE.....

    ResponderExcluir
  2. SE FIZER UM LEVANTAMENTO DOS PREÇOS COBRADOS NAS CONTAS DE AGUA DA REGIÃO SUL DE MINAS,VAI SER CONSTATADO QUE O TRICORDIANO PAGA UMA DAS TARIFAS MAIS CARAS . TEM TRABALHADOR ASSALARIADO PAGANDO 200,300 REAIS DE ÁGUA POR MES,UM ABSURDO.ACESSO A AGUA TRATADA É UM DIREITO DO CIDADÃO,NÃO UM NEGÓCIO MILIONARIO.TEM MUITAS CIDADES QUE JÁ CHUTOU FORA ESSA COPASA POR ESSES ABUSOS.

    ResponderExcluir

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.