Translate

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Três Corações recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19



Três Corações recebeu nesta terça-feira, 02/02, 1.812 novas doses de vacina para seguir com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Seguindo o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde – SESMG, além dos grupos prioritários que receberão a segunda dose da vacina, os imunizantes serão direcionados para outros grupos contemplados nesta primeira fase, como os demais trabalhadores da área da saúde. O material foi entregue diretamente no CEM - Centro de Especialidades Médicas, pela equipe de saúde com apoio da 16ª Cia Independente da Polícia Militar de Três Corações.

Neste momento, a remessa inclui as 790 vacinas de CoronaVac (segunda dose), outras 342 doses de Coronavac e 680 doses da AstraZeneca. Desde o início da pandemia, a cidade vem adotando diversas ações no enfrentamento ao coronavírus e novas estratégias de trabalho já estão sendo definidas observando as orientações elencadas no Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra o Covid-19 do Ministério da Saúde e deliberações do Estado de Minas Gerais, que também seguem as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.

Primeira fase
Na primeira etapa, Três Corações recebeu 790 doses da vacina CoronaVac, no dia  20 de janeiro, e seguindo critérios rigorosos quanto à distribuição e aplicação da vacina, foram distribuídas para profissionais da linha de frente no enfrentamento da Covid-19 e idosos em instituições de longa permanência incluindo, nestes grupos, o Hospital São Sebastião, Hospital Unimed, atenção básica – PSFs e UBSs, laboratórios, Casa de Saúde Santa Fé – Fhemig e Ancianato - Sociedade São Vicente de Paula.

Vale lembrar que, nesta fase, a campanha imuniza grupos específicos. Em breve, a Secretaria de Saúde divulgará o cronograma de vacinação para a população, de acordo com os critérios de cada fase.

É fundamental que as recomendações de segurança no combate ao coronavírus continuem sendo seguidas, como o uso obrigatório de máscara, a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social como forma de prevenção ao coronavírus.

Para entender melhor
A Deliberação nº 3.314, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, de 29 de janeiro, estabelece a seguinte ordem de prioridade dentro do grupo que compreende esta fase da campanha:

1. Trabalhadores dos hospitais (públicos e privados) que realizam atendimento de COVID-19 - todos os trabalhadores de saúde, exceto setor administrativo.
2. Trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de COVID-19, exceto setor administrativo.
3. Trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAs e PAs) - todos os trabalhadores de saúde, exceto setor administrativo.
4. Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam a coleta de amostra de COVID-19.
5. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência COVID-19: trabalhadores envolvidos diretamente na atenção para casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
6. Trabalhadores da área da saúde de serviços especializados que atuam na prestação de serviços às unidades COVID-19 como clínicas de imagens e outros serviços terceirizados dentro da própria instituição.
7. Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados), excetos os já contemplados no item “4” e setor administrativo.
8. Trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público.
9. Demais trabalhadores da saúde.

As informações completas da Deliberação nº 3.314 você encontra no link: https://bit.ly/3cAsrRW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.