Translate

sábado, 11 de julho de 2020

Colégio particular decide encerrar atividades devido à pandemia e surpreende pais em Varginha, MG



Pais de 370 alunos foram pegos de surpresa nesta sexta-feira (10) depois que o Colégio Catanduvas, de Varginha (MG), anunciou que iria encerrar as atividades. O motivo seria o impacto que o novo coronavírus vem causando nos últimos meses. Os pais querem saber agora se serão ressarcidos e se vai ter agilidade no processo de realocação desses estudantes.
O colégio sempre foi referência para a família do Rodrigo Soares e da Ednara. As duas filhas do casal se formaram nele. E o filho mais novo ainda estava estudando na instituição.
“Fiz faculdade, minhas filhas estudaram desde o primeiro ano até a faculdade, a outra até o ensino médio e o meu filho estava estudando lá ainda. Foi uma surpresa para nós essa notícia. [Ele] ficou triste, chorou, porque vai sentir falta dos amigos e da escola. Sempre estudou lá”, destacou Rodrigo Soares, que consultor de tecnologia.
Durante a pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, a família continuou pagando a mensalidade dele, de mais de R$ 1 mil.
“A gente sempre pagou adiantado, mesmo porque a gente quis dar um incentivo aos professores, porque eles não têm culpa de nada o que está acontecendo. Não falaram nada [sobre receber o dinheiro de volta], porque a gente não sabe todo o investimento que fez [com] material didático, apostila, as mensalidades, inclusive a de julho a gente pagou adiantado. A gente não sabe como vai ser, se seremos ressarcidos desse valor”, completou o consultor.
Os pais e representantes dos alunos do colégio só foram avisados de que haveria uma reunião, online. Esse encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira. A notícia foi de que a instituição iria encerrar as atividades em Varginha.
Na parte da tarde, já não teve aula. E uma advogada conta que o filho também ficou triste com a notícia. Para família, o impacto vai ser duplo, porque o garoto tinham bolsa integral.
“Agora a gente vai ter que apertar daqui, apertar dali, e manter ele estudando, não tem como parar. Ainda mais no cenário em que a gente se encontra, as escolas todas paradas, há esperança de que volte o ensino privado no segundo semestre. Então, não posso deixar ele sem estudar”, comentou a advogada Karolinne Dorneles.
O Colégio Catanduvas foi inaugurado na década de 1960. Tinha turmas da educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de curso e atividades extracurriculares.
A unidade era parte da rede CNEC, responsável também pela Faculdade Cenecista (Faceca) de Varginha.
Em uma rede social, o colégio divulgou nota dizendo que "a decisão foi tomada depois da análise minuciosa de fatores internos e externos, que avaliaram o impacto causado pela pandemia de Covid-19". E que "tal avaliação demonstrou ser inviável a manutenção do bom atendimento da comunidade local".
Ainda na nota, o colégio diz que "se coloca à disposição pra ajudar na realocação e adaptação dos estudantes em outras instituições do município".
É o que os pais esperam, já que os estudantes ainda tinham provas e trabalhos pra entregar.
“A gente espera que haja agilidade nisso para que as crianças já não saiam mais prejudicadas, porque nós vamos ter que colocar ele de forma urgente em outra escola, em que a maioria [dos alunos] já está fechando o semestre. A gente espera que isso ocorra de uma forma mais ágil”, salientou a advogada.
De acordo com a assessoria da Rede CNEC, a faculdade não vai ser afetada. A assessoria ainda informou que a mensalidade do mês de julho vence dia 20, então os pais não serão prejudicados e que todos os procedimentos estão sendo tomados para a quitação e a negociação com os funcionários do colégio.
(Portal G1)

Um comentário:

  1. triste de ver o catanduva fechar. + com um timinho q tinha naquela secretaria era o + provavel nivel medi pra baixo

    ResponderExcluir

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.