"honor praemium virtutis est." (Cícero)
Muito bem leitores e amigos: Vamos falar sobre um tema o qual comumente encontramos nas redes sociais, e já vem causando, até mesmo entre nós, ações indenizatórias na Justiça; o Fake News.
Fake News significa “Notícias Falsas”, ou seja, são notícias inverídicas que tem aparência de serem verdadeiras e que são espalhadas nas redes sociais ou qualquer outro meio de divulgação sem o menor cuidado em saber se tal informação condiz com a realidade.
As notícias falsas geram danos imensos na vida pessoal e profissional das vítimas, que na verdade sempre foram inocentes de qualquer insinuação nos Fakes.
Aqui em Três Corações o diretor licenciado da UninCor e atual pré-candidato ao cargo de prefeito nas próximas eleições, professor Leandro Rodrigues passou a ser vítima de constantes ataques a sua honra, e outro caminho não vislumbrou a não ser recorrer à Justiça.
Conforme andamentos processuais abaixo foram ajuizadas ações nas esferas cíveis e penais contra Flávio Andrade; Ronaldo Menezes, e Eder da TNT.
Flávio Andrade, além de ação indenizatória por danos morais, tem também contra si queixa-crime por calúnia majorada (art.138 e art. 141, III, do Código Penal). No caso, tanto a legislação cível quanto a penal punem os que atacam a honra alheia; a calúnia possui pena máxima de 2 (dois) anos, podendo chegar ao acréscimo de 8 meses quando praticado por meio que facilite a sua divulgação, como grupos de WhatsApp e Facebook.
Quanto ao Ronaldo Menezes, conhecido marketeiro político, igualmente divulgou nas redes sociais o mesmo material apócrifo também utilizado por Flávio Andrade.
Já contra o vereador Eder da TNT existe ação indenizatória por dano moral, por ter insinuado em sua página do Facebook que o professor Leandro poderia estar contaminado pelo Sars-Cov-2 o novo coronavírus. Neste caso, o professor Leandro teve sua honra atacada à medida que ele passou a ser visto como quem dissemina a doença por não haver se recolhido ao seu lar.
Enfim, as notícias falsas geram diversos danos imensuráveis a vida pessoal e profissional das vítimas que na verdade sempre foram inocentes. É imperioso que se tenha bastante cautela ao repassar alguma matéria sem ter o conhecimento de que seja verdadeira. Na dúvida, não compartilhe.
Será que o fake news que estão circulando sobre a Márcia Reis vão encontrar os autores, ou, ela será massacrada pelos hipócritas que estão compartilhando a notícia falsa?
ResponderExcluirNão sei! A única coisa que pude fazer foi registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e Federal, e, deixar que a própria Polícia descubra quem é o autor (a). Agradeço a todos que estão me enviando prints. Tudo foi juntado no BO.
ExcluirQuem produz FAKE NEWS não tem coração, quem COMPARTILHA é tão cruel quanto aquele que a produziu. São pessoas medíocres, hipócritas, maldosas que não tem a menor sensibilidade com o próximo. Pra eles não importa se sua família será atingida e irá sofrer com a mentira difundida na rede. Não querem saber nem mesmo do prejuízo emocional de todos os agredidos em especial as crianças. Força Professor Leandro, te apoiamos e estamos com você. Nenhum fake irá desestabilizar nossa amizade e apoio.
ResponderExcluirAté que enfim Flávio é processado, e quando será que o Ministério Público irá processá-lo também?
ResponderExcluir