Lucas de Morais Gualtieri, Carlos Henrique Dumont Silva, Marcelo Borges de Mattos Medina, Marcelo Malheiros Cerqueira e Wesley Miranda Alves, são os procuradores da República que formarão o primeiro GAECO do MPF no país, baseado em Minas Gerais. O grupo especial terá a coordenação do procurador Regional da República em Pouso Alegre, Lucas Gualtieri. Todos os membros são atuantes na área criminal.
Durante dois anos, eles terão a missão de auxiliar os procuradores naturais no combate à criminalidade organizada; atuar nos casos em que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, determinar a intervenção – em virtude de incidente de segurança envolvendo membros ou servidores – bem como proceder a coleta e análise de informações de inteligência.
Para o coordenador Lucas Gualtieri, a criação do grupo é uma resposta ao aumento considerável dos crimes praticados por organizações criminosas em Minas Gerais, inclusive por meio de ações de grupos de outros estados infiltrados nos presídios mineiros, além do uso frequente das rodovias no estado para o tráfico de armas e drogas.
Atendendo a uma maior especialização na matéria, a criação do Gaeco oferece uma visão macro de investigações envolvendo ORCRIMs, permitindo sejam traçadas melhores estratégias, e uma maior interação com órgãos parceiros e entre os procuradores da capital e das unidades do interior. Além disso, o Grupo garante uma atuação mais impessoal, conferindo maior segurança aos membros envolvidos nos casos.
Pela portaria, assinada pelo PGR Augusto Aras, a atuação dos procuradores começa a partir de hoje, 24 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.