Translate

sábado, 26 de outubro de 2019

Bolsonaro comenta reportagem que liga Lula à morte de Celso Daniel

O presidente Jair Bolsonaro comentou, pelo Twitter, uma reportagem da revista Veja que relaciona o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, em 2002. A matéria, publicada pela revista na manhã desta sexta-feira (25) traz o conteúdo de um depoimento ao Ministério Público de São Paulo feito pelo empresário e operador do mensalão Marcos Valério Fernandes de Souza. De acordo com o depoimento, Valério teria ouvido de um empresário de Santo André que o ex-presidente foi o mandante do assassinato.

Na postagem, o presidente diz não estar surpreso com a conexão feita pelo empresário. “Marcos Valério alega que o corrupto presidiário Lula é um dos mandantes do assassinato de Celso Daniel! Surpreso? Não!”, tuitou Bolsonaro, durante sua passagem pela China.

Segundo a reportagem publicada pela revista Veja, Valério declarou que o ex-presidente e outros petistas do alto escalão, entre eles o ex-ministro José Dirceu, foram vítimas de chantagem por Ronan Maria Pinto, empresário de Santo André. Ronan, de acordo com Marcos Valério, ameaçava implicá-los na morte de Celso Daniel. Diante da ameaça, o ex-secretário-geral da Presidência Gilberto Carvalho - também um dos alvos da chantagem - teria procurado Valério e pedido ajuda para “resolver” o problema.

O silêncio do empresário foi comprado com parte dos R$ 12 milhões obtidos do empréstimo fraudulento do Banco Schahin ao pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula. A retribuição pelo empréstimo teria sido um contrato de 1,6 bilhão de dólares da Petrobras com a empreiteira Schahin.

Durante o depoimento, segundo a revista Veja, o promotor Roberto Wider quis saber de Valério se ele conversou com Lula sobre esse episódio. O empresário disse que sim. “Eu virei para o presidente e falei assim: ‘Resolvi, presidente’. Ele falou assim: ‘Ótimo, graças a Deus’”.
A morte de Celso Daniel é vista como um crime comum, sem motivação política, conforme conclusão da Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.