Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2019

TRE marca eleições suplementares de prefeito e vice para o dia 7 de julho em Elói Mendes

O Tribunal Regional Eleitoral marcou para o dia 7 de julho as eleições suplementares para prefeito e vice em Elói Mendes (MG). As eleições foram marcadas nesta segunda-feira (22) em sessão de julgamento no tribunal. As novas eleições acontecem devido à cassação da chapa eleita em 2016, sendo prefeito Wiliam Cadorini e vice-prefeito, Marcos Miranda Sodré Mendes, ambos do PDT, por prática de conduta vedada a agente público em período eleitoral.

Conforme o TRE, as eleições foram marcadas após aprovação pela Corte da Resolução contendo o calendário e as demais instruções que vão reger as eleições do município. A resolução será publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TRE nos próximos dias.

A confirmação da condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral aconteceu neste mês. Pela denúncia, o prefeito, então candidato à reeleição, realizou a 12ª EXPOEM, evento que foi custeado pelo município e que foi considerado como promoção da campanha eleitoral.

Prazos
De acordo com a resolução, de 29 de maio a 2 de junho, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas.

No dia 6 de junho, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral.

A partir do dia 7 de junho, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei 9.504/1997.

Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 6 de fevereiro de 2019. As eleições serão das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 26 de julho.

A partir de 6 de junho até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de Varginha, responsável pelo município de Elói Mendes, funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Presidente da Câmara no cargo
Desde o dia 2 de janeiro, José Ricardo Pereira (PTB), eleito presidente da Câmara, assumiu a prefeitura da cidade. Ele é o terceiro chefe do Executivo na cidade em um período de dois anos e foi eleito pela Câmara Municipal no dia 17 de dezembro.

O prefeito eleito em 2016, Willian Cadorini (PDT) e o vice-prefeito, Marcos Miranda Sodré Mendes (PDT) tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em maio de 2017. Desde então, quem assumiu a prefeitura era o presidente da Câmara, Silvério Rodrigues Félix (SD), mas novas eleições no Legislativo definiram o novo ocupante do cargo. 
(Portal G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.