Translate

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

João Otávio de Noronha. presidente do STJ diz não ver ameaça em fala de Eduardo Bolsonaro

"Estão exagerando na dimensão do que ele falou", afirma o magistrado
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o tricordiano João Otávio de Noronha (foto), disse nesta segunda-feira (22) não ver ameaça nas declarações do deputado federal eleito por São Paulo pelo PSL, Eduardo Bolsonaro, sobre o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). 
— Nitidamente não vi nenhuma intenção de ameaça. Estão exagerando na dimensão do que ele falou. Ele respondeu a uma pergunta: 'e se o Supremo não deixar alguém legitimamente eleito assumir?' O Supremo não faria isso — afirmou Noronha.
A declaração foi feita após palestra sobre O Controle Jurisdicional da Atividade Administrativa, durante o seminário Os Riscos da Gestão Administrativa, na Fundação Getulio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.
Noronha acredita que estão superdimensionando uma declaração feita antes do primeiro turno das eleições.
— O Brasil não corre nenhum risco de ter a sua democracia arranhada, nenhum risco. E pouco importa quem seja o presidente eleito — afirmou.
Para o presidente do STJ, as declarações do deputado eleito pelo PSL, que é filho de Jair Bolsonaro, foram fruto da "imaturidade".
— Não é um deputado, porque o pai foi militar, que vai criar um ambiente de golpe no país. Quem cria um ambiente de golpe é a fraqueza das instituições, e essas estão fortes. E temos que mantê-las assim — declarou.
Instituições fortes
A avaliação de Noronha é de que o ambiente democrático no Brasil está estabelecido por força de preceitos constitucionais.
— Ela (a Constituição) sacramenta o momento democrático no país. O Brasil vive hoje um momento de extrema democracia, com as instituições bem fortes, bem firmes, bem instituídas e que, ao meu sentido, não corre nenhum risco. Eu acredito que isso está muito mais em quem ouve, em quem lê, de criar um ambiente que não traduz a realidade do Brasil — disse.
Para Noronha, o ambiente no Brasil é de total democracia.
— Nós vamos exercer nosso voto no próximo domingo em um ambiente de total tranquilidade. Com manifestações de todos os lados, mas tudo correndo com tranquilidade: pode existir ambiente mais tranquilo que este? — questionou.
Impeachment
O presidente do STJ disse que quem vier a ganhar a eleição do próximo domingo terá chegada ao Planalto pela manifestação do povo.
— Agora, se lá (na Presidência) tentar burlar, aí vem o impeachment. Toda vez que se tentou desrespeitar o Congresso o impeachment chegou. Este país não é bobo, o povo não é bobo e já sabe dos seus direitos — disse Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.