Translate

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Tricordiano Doni dos Santos é o vencedor do 2° Campeonato Brasileiro de Torra

O grande campeão do 2º Campeonato Brasileiro de Torra foi  o tricordiano Donieverson dos Santos (ao centro da foto), da Bourbon Specialty Coffee, de Poços de Caldas (MG), o mais fiel à curva de torra planejada e obteve maiores notas. Em 2° lugar Eduardo Scorsin (Independente em Curitiba) e em 3° lugar Fábio Nakasato (Isso é Café em São Paulo). Os outros três finalistas foram de Curitiba: Leo Moço (Café do Moço), Hugo Rocco (Moka Clube) e Luiz Eduardo Melo (Supernova Coffee Roasters). Ao todo foram 22 competidores brasileiros.
“O Campeonato é uma forma de valorizar cada vez mais a cafeicultura de qualidade e não só a quantidade. Gostaria de agradecer o Professor Leandro (que também estava competindo) pela oportunidade de estágio em que pude aprender tudo sobre o café especial e pelo apoio do Núcleo de Estudo em Qualidade do Café”, afirma Doni.
Foram três dias intensos, em Curitiba (PR), de muito frio, ansiedade e concentração dos competidores do 2º Campeonato Brasileiro de Torra, que aconteceu no Mercado Municipal paranaense e na cafeteria e torrefação Lucca Cafés Especiais.
Uma competição bem técnica e complexa que começou na última quarta-feira (1°/8). Neste primeiro momento, os competidores puderam testar os torradores da empresa anfitriã Probat Leogap e os cafés paranaenses das Fazendas Pilar e Harmonia. No segundo dia, eles provaram no cupping o próprio café torrado para avaliar as características sensoriais.

Após a degustação, os competidores criaram o seu plano de torra, entregaram aos organizadores e, de acordo com as regras, não ficam com nenhuma cópia. Na tão esperada final da competição, eles tiveram trinta minutos para torrar o café em um Probatone 5 conforme o seu plano criado. O competidor pode fazer até duas torras e deve entregar 1,5 kg do café para avaliação dos juízes.
O júri do campeonato foi presidido pelo polonês Lukasz Jura, representante da World Coffee Events (WCE), que acompanhou de pertinho todas as etapas do campeonato. Os juízes sensoriais foram Georgia Franco (Lucca Cafés Especiais), Paulo Cesar Figueiredo (CarmoCoffees), Paula Dulgheroff (Mundo Café) e André Luís Ribeiro (Campeão Regional de Cup Tasters da Alta Mogiana).
Os juízes avaliaram o desempenho dos torradores com base em critérios como comparação da torra executada com o plano de torra traçado, avaliação sensorial do café torrado e classificação física correta.
O evento é uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  A Revista Espresso é mídia oficial dos Campeonatos Brasileiros de Barista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.