Translate

sexta-feira, 18 de maio de 2018

JOSÉ DIRCEU SE ENTREGA E JÁ ESTÁ NA PRISÃO

O ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal (PF) de Brasília, nesta sexta-feira (18), em cumprimento à ordem prisão determinada pela Justiça. O mandado foi assinado pela juíza substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, após o esgotamento de recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que condenou Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão na Lava-Jato.
A juíza determinou que Dirceu cumpra a pena no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, em ala reservada aos presos da Lava-Jato. A magistrada disse que “no futuro, se for o caso”, ele poderá ser transferido ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Dirceu estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica desde maio do ano passado, quando deixou a cadeia por determinação da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, ele ficou preso de forma preventiva por um ano e oito meses, por determinação do juiz Sergio Moro.
A acusação
Conforme denúncia, o ex-ministro chefiou um esquema que teria recebido R$ 56,8 milhões em propinas da empreiteira Engevix, fruto de desvios em contratos com a Petrobras. O valor seria equivalente a 0,5% e 1% de cada contrato e aditivo da empresa em obras da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas e nas refinarias Presidente Bernardes, Presidente Getúlio Vargas e Landulpho Alves.
A propina teria sido repassada pela Engevix à empresa de consultoria de Milton Pascowitch. Em troca, Dirceu mantinha pessoas de confiança em cargos estratégicos na Petrobras, facilitando as fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.