Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2018

EFEITO PIMENTEL: Preço da gasolina em Minas é o 2º maior do país, só perde para o Acre


O preço da gasolina em Minas é o segundo mais caro do país. O consumidor mineiro só perde para o Acre, no Norte do país. Tabela publicada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do Ministério da Fazenda, no Diário Oficial da União, revela que o preço médio da gasolina no estado é de R$ 4,67. Em contrapartida, no Acre, esse valor é de R$ 4,74.
De acordo com o o professor de economia do Ibmec, Felipe Leroy, há três componentes que explicam o preço da gasolina cobrado nas bombas dos postos de combustível em Minas. O primeiro diz respeito aos impostos cobrados no estado, em especial o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). " Um dos mais caros do país", destaca o economista.
Ele lembra que em fevereiro passado o ICMS sofreu um reajuste, passando de 28% para 31%, no caso da gasolina, de 14% para 16% (etanol) e de 12% para 15% (diesel).
Leroy também listou a concentração de postos em poder de poucos proprietários. "Isso leva a indícios de cartel ( preço combinado), tendo em vista que, numa única avenida, postos com bandeiras diferentes, costumam ter preços iguais ou similares", afirmou.
Por fim, Leroy lembrou a questão geográfica do estado, com tamanho similar a alguns países europeus. "A questão da logística é outro problema que leva ao encarecimento do combustível no estado. É caro distribuir em Minas", explicou Lery.
As tabelas do Confaz são publicadas quinzenalmente com base em pesquisas realizadas em todos os estados brasileiros, inclusive no Distrito Federal. A publicação tem como objetivo fixar a base de cálculo para apuração do ICMS, que é cobrado dos postos de gasolina e repassado às refinarias e importadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.