Translate

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Estudante do Colégio de Aplicação é Campeã Latino-Americana Infanto-Juvenil de Jiu-Jitsu Esportivo

A jovem-atleta Anna Clara Silva de Carvalho conquistou, no dia 02 de setembro, o título de Campeã Latino-Americana Infanto-Juvenil de Jiu-Jitsu Esportivo. Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação, ela participou do Campeonato Latino-Americano, realizado em São Lourenço, e disputou na categoria 'superpesado' com faixa cinza e amarela, pela equipe Ringue Brasil, acumulando mais uma medalha de ouro para a carreira precoce e promissora no esporte.
Com uma rotina regrada e treinos de terça a sexta-feira, e esporadicamente nos finais de semana, Anna Clara se mostra determinada, dedicando-se ao colégio e à prática esportiva. “Eu era muito nervosa e ansiosa e os treinos me deixaram mais tranquila, auxiliam nos estudos e deixam mais relaxada, principalmente depois de um período intenso de estudos e provas”, relata a campeã que já acumula boas notas e grandes títulos.
Aos 13 anos de idade, ela tem como grandes incentivadores o pai, e também lutador, Ricardo Raimundo de Carvalho, os Mestres Edervan Françoso e Júlio Queiroz que foram fundamentais para que despontasse como atleta. Com pouco mais de um ano no esporte, ela já participou de 4 competições e foi medalhista em todas elas, com destaque para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Olímpico, promovido pela CBJJO, em abril deste ano, no Rio de Janeiro, em que foi medalha de ouro na categoria Mirim.
Os desafios nos tatames, Anna Clara já mostrou que encara com desenvoltura, porém uma dificuldade que a família ainda encontra são os apoios e patrocínios para participação em outros campeonatos. O pai conta que não puderam participar de outras competições de nível nacional e internacional, incluindo do mundial que aconteceu em julho, no Rio de Janeiro, devido aos custos de viagem, hospedagem e alimentação. “Para o Brasileiro, nós saímos cedo para viajar, aguardamos a luta, competimos e voltamos no fim do dia para casa, isso é muito cansativo e desgastante para ela como atleta. Se tivéssemos um patrocínio, ficaria mais fácil de participar de outras competições, diminuiria os gastos e melhoraria as condições dela na hora de lutar”, comenta Ricardo Raimundo de Carvalho.
Treinador da atleta desde que ela iniciou na faixa branca, Mestre Edervan Françoso, que também é professor na Escola de Esportes do Colégio de Aplicação, comenta que ela é um talento. “Tem um potencial muito grande e um futuro brilhante pela frente. O desempenho dela já mostra que é uma atleta de alto nível. Sinto feliz por poder ensinar para ela o que sei e participar destas conquistas”, comentou o treinador que sonha em vê-la em pódios de grandes competições no Brasil e em mundiais. 
Jiu-Jitsu e o sonho olímpico
O Jiu-Jitsu Esportivo vem participando de um movimento internacional que envolve diversos países, comitês e federações esportivas para o cumprimento de uma série de exigências do COI buscando ser incluído nos Jogos Olímpicos. 
Enquanto isso, confederações brasileiras que representam o esporte, junto a outras entidades, e o Comitê Olímpico Brasileiro seguem desenvolvendo projetos e campeonatos que promovam e incentivem a prática do Jiu-Jitsu e continuem despontando e dando visibilidade a atletas de nível internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.