Translate

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Minas tem 34 casos confirmados de sarampo; outros 624 são investigados

Minas Gerais já registrou, desde o início do ano, 34 casos confirmados de sarampo, doença que voltou a colocar o Estado na lista de regiões com surto da doença. Foram quatro casos a mais desde a última semana, sendo que 88% das confirmações (30) ocorreram nos últimos 90 dias, o que evidencia uma nova cadeia de transmissão da doença. 
Os números constam no boletim epidemiológico do sarampo, divulgado nesta quarta-feira (2), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os casos suspeitos também cresceram. Atualmente 624 notificações estão passando por contraprova para confirmar a doença. Na semana passada, eram 593.
A maioria dos casos segue uma tendência que já vinha sendo observada no Estado, com vítimas entre 20 e 39 anos, que compreendem as faixas menos imunizadas pela doença. Dezoito casos são de pessoas nessa faixa etária. Outros cinco casos aconteceram em crianças entre 1 e 4 anos; dois ocorreram em adultos entre 40 e 49 anos; e um criança menor de 1 ano teve a doença confirmada.
Já a distribuição dos casos pelo Estado não segue um histórico único, tendo ocorrido registro da doença em dez diferentes municípios. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com nove casos, é a cidade com maior número. Em seguida, estão Belo Horizonte (7) e Juiz de Fora (5), na Zona da Mata.
As outras cidades que já confirmaram as notificações de sarampo foram: Betim (1) e Ribeirão das Neves (3), na região metropolitana, Itaúna (1), no Centro Oeste de Minas, Unaí (1), na região Noroeste, e Pedralva (1), Poços de Caldas (1) e Pouso Alegre (1), no Sul do Estado.

Dia D
O avanço do sarampo por todo o território nacional, com mais de 4 mil notificações neste ano, tem colocado em alerta os órgãos de saúde no país, que se mobilizam para vacinar a população.
As ações serão divididas em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, o foco será nas crianças de seis meses a 5 anos. A segunda fase, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população de 20 a 29 anos.
Em ambos os casos, haverá o chamado Dia D, que será realizado no dia 19 de outubro, para as crianças, e no dia 30 de novembro, para os adultos.
Além da campanha que irá começar, a vacinação de rotina continua nos postos de saúde. Dentre as situações que são consideradas prioridade estão as de dose zero, ou seja, todas as crianças de 6 a 11 meses e 29 dias. 
Bruno Inácio  hojeemdia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.