Translate

sexta-feira, 31 de março de 2017

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS É TEMA DE REUNIÃO NA CÂMARA

Hoje (30), em nossa Câmara Municipal, nós, vereadores, nos reunimos com representantes do projeto “TCer a Paz”, além de outros convidados como o subcomandante de nossa Polícia Militar, e representantes do Conselho Tutelar de nossa cidade, para discutir a questão da segurança nas escolas tricordianas.
Na reunião, os diretores de escolas estaduais presentes relataram dificuldades para o enfrentamento de atos de violência dentro das escolas, já que há limites para a aplicação de punições aos alunos. Mas, também relataram que, apesar disso, a maioria das questões é solucionada no próprio âmbito escolar. Para tanto, numa ação coordenada, lançam mão de iniciativas de mediação de conflitos.
Os diretores ainda destacaram a importância do projeto “Patrulha Escolar”, que coordena ações da comunidade escolar com a Polícia Militar no sentido de coibir a violência e a criminalidade nas escolas e suas imediações.
As representantes do Conselho Tutelar incluíram na discussão a necessidade de maior agilidade na comunicação entre órgãos de segurança pública, nos casos de atos infracionais cometidos por menores de idade. Segundo os diretores das escolas, a demora do processo gera sensação de impunidade para os alunos. A partir dessa demanda, os representantes do Legislativo irão dialogar com as Polícias Militar e Civil e com o Ministério Público, para buscar soluções ao problema.
Em Três Corações, o projeto “TCer a Paz”, criado em 2012, desenvolve atividades para promover ações de prevenção da violência nas escolas. Nesse sentido, em sua intervenção, a diretora-geral da Câmara, professora Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, ressaltou que o trabalho de apoio realizado pelas forças policiais deve estar inserido em uma proposta pedagógica, que envolva participação da família e formação cidadã dos alunos.
Um dado positivo registrado pelo subcomandante da Polícia Militar é de que, no primeiro trimestre deste ano, apesar do grave episódio que tivemos na Escola Estadual Godofredo Rangel, houve redução de cerca de 50% em episódios de violência nas escolas de Três Corações, em relação ao mesmo período do ano passado.
O vereador
Eder Datnt, presidente de nossa Comissão de Educação, Cultura e Esportes, relatou-nos sobre um projeto que conheceu recentemente e que integra diversas ações institucionais, sendo que, em um próximo encontro deste grupo, discutirá mais amplamente sobre esse projeto, contrastando-o com o projeto que é exercido por aqui.
Ao final da reunião, reforcei a importância de se estabelecer uma cultura preventiva em relação ao combate da violência no âmbito escolar, sobretudo através do trabalho com os pais e familiares dos alunos. Também, coloquei nosso Legislativo à disposição da causa, inclusive como espaço de estudos e debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.