Translate

quarta-feira, 1 de março de 2017

SUSPENSA PRISÃO DO EX-GOLEIRO EDINHO

Edinho treinou o Tricordiano
no início do campeonato Mineiro


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha suspendeu nesta quarta-feira (1º) a prisão do ex-goleiro do Santos Edson Cholbi do Nascimento, filho de Pelé.
Com a decisão, Edinho deverá aguardar em liberdade o julgamento definitivo do habeas corpus pelo próprio Superior Tribunal de Justiça.
A decisão do ministro suspende a determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo que, no último dia 23, mandou prender o ex-atleta.
Na ocasião, o TJ-SP julgou recurso da defesa do ex-goleiro contra a condenação dele por lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
O TJ-SP condenou Edinho, mas reduziu a pena dele de 33 anos e 4 meses de reclusão para 12 anos e 10 meses, em regime fechado. O ex-jogador estava esperando o julgamento da apelação em liberdade.
Entenda o caso
Edinho foi preso pela primeira vez em 2005 (detido com outras 17 pessoas) acusado de ligação com uma organização de tráfico de drogas comandada por Naldinho, na Baixada Santista. Após seis meses em prisão provisória, o ex-atleta foi solto com liminar em habeas corpus concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em janeiro de 2006, o ex-goleiro teve a prisão decretada com o aditamento da denúncia, que passou a incluir o crime de lavagem de dinheiro. Edinho obteve o direito de permanecer em liberdade por causa de uma decisão do STJ. Em fevereiro, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de dinheiro, o que resultou em uma nova prisão, 47 dias após conseguir a liberdade.
Depois disso, a Justiça vinha negando com frequência os pedidos de liberdade feitas por Edinho.
A condenação
Em 30 de maio de 2014, o ex-goleiro foi
condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas por decisão da juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande.
Edinho, então, foi
preso em 7 de julho daquele ano por não ter apresentado o passaporte dele à Justiça, uma das exigências para permanecer em liberdade até a decisão final da Justiça. Posteriormente, a defesa de Edinho conseguiu um habeas corpus para liberar o cliente.
Em novembro do mesmo ano, o ex-goleiro foi detido no Fórum de Praia Grande, após cumprir a medida cautelar que exigia que ele comparecesse mensalmente em juízo e registrasse a rotina. Edinho foi solto no dia seguinte. A Justiça acatou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.
(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.