Translate

segunda-feira, 13 de março de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE VARGINHA INFORMA RESULTADO DO EXAME DE FEBRE AMARELA EM PRIMATAS NÃO HUMANOS (MACACO)

 A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Epidemiologia, notifica o resultado do exame da morte de Primata Não Humano – PNH (macaco), encontrado por munícipe no dia cinco de fevereiro em mata no Parque Rinald, sendo o resultado, enviado pela Superintendência Regional de Saúde – SRS, na data de 02 de março, às 10h30min, POSITIVO para Febre Amarela.
Reforçamos que as ações desde o início para o enfrentamento da doença no município foram antecipadas, conforme divulgado amplamente junto à imprensa, possibilitando medidas de prevenção e controle em humanos, bloqueio vetorial e rastreamento de Primatas Não Humanos – PNH mortos no entorno de onde foram encontrados os macacos mortos.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Varginha reforça que as ações vão continuar com a intensificação da vacinação e de ações de bloqueio vetorial (combate ao Aedes).
Reforçamos as orientações da Secretaria Estadual de Saúde: “os macacos são um indicador importante para a vigilância da Febre Amarela por adoecerem primeiro e fornecerem informações valiosas sobre a circulação do vírus. É importante reafirmar que os macacos não transmitem a doença para o homem e não são os responsáveis pela transmissão da Febre Amarela. Eles são indicadores importantes para a vigilância da febre amarela”.
“Lembramos que todas as pessoas podem e devem notificar a ocorrência de morte e/ou macacos doentes para o Setor de Zoonoses pelo telefone: 35 3690 2276”, esclareceu o Secretário de Saúde de Varginha, Mário de Carvalho Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite a ofensas a terceiros. Cuidado ao citar nomes. Tenha da mesma forma todo o cuidado com fake news. Lembre-se que na internet ninguém é anônimo; uma ordem judicial aos provedores pode sim identificar o autor;. É isso! Abraços e sejam sempre bem-vindos! Paulão.